terça-feira, 22 de março de 2011

SENTIMENTOS

O que são eles? Por mais que haja definições a cerca dessa palavra, pra mim, não há. Há a expressão dela, mas não uma definição exata. Os sentimentos são demonstrados através de atos do nosso cotidiano para com as pessoas, animais, o mundo como um todo. Ok, e quanto a intensidade? Pois bem, há de se convir que o verdadeiro sentimento não se quantifica, ele apenas existe e é infinito, já que o 'para sempre' não existe.
Há o sentimento de paixão, amizade, de solidão, de companheirismo, ou seja, de 'n' coisas, cada qual explica-se de uma maneira. Para mim, o sentimento mais inquietador, por não haver explicações "lógicas", o que mais leva a refletir e que, a cada nova reflexão, parece não ter sentido e nos leva a pensar que o nosso pensamento não é "suficiente", ou melhor, nos leva a ver que não tem explicação. Como assim? Por mais que sejamos cercados de pessoas e tecnologias, nos sentimos sós, isolados, de uma certa maneira. O que é estranho, de fato, pois como, em meio a tantas coisas, nos sentimos sós? É a partir dessa pergunta que "temos" a resposta da primeira: "Por que não há explicações lógicas para o fato de ser o sentimento mais inquietador?", mas, respondida uma pergunta, outra fica aberta para reflexões.. e reflexões.
Deixa eu tentar me explicar melhor. Tomemos com exemplo:uma menina, adolescente, que possui vários amigos, uma família com uma boa estrutura, uma base de formação ótima. Quem vê essa "descrição" logo pensa que a vida dela é perfeita, tanto no âmbito escolar como no âmbito familiar. Não há quem veja-a e diga que ela passa por "problemas" quanto sentir-se sozinha. Mas, sofre. Não porque ela quer, muito pelo contrário. Há quem diga: "basta ela se enturmar mais ainda com os amigos, se abrir e curtir, pronto! Simples." Será que é simples? Pra mim, é o contrário de simples. Primeiramente que curtir, levando pelo lado de festas, saídas, ajudará em pouco tempo, ou seja, só no tempo de curtição, depois voltará a estaca zero. E, quanto a tentar se abrir mais.. Será que conseguimos expressas todos os nosso sentimentos tais e quais eles são? Uma coisa é dizer: "estou triste/alegre/com raiva...", outra, bem diferente, é explicar o motivo pelo qual você está assim. Fácil dizer como você está, difícil é explicá-los. 
Outro fato que temos que levar em consideração: as pessoas, hoje em dia, se importam com a resposta da pergunta: "tudo bem? como vai você?". A maioria, não. Motivo que influência as pessoas a mentires sobre como estão, ou seja, responderem à essa pergunta: "como vai você?" com uma simples resposta, mesmo que não represente como ela esteja, "estou bem". "Não acredite em todo o sorriso, ele pode expressar felicidade ou apenas o quanto a pessoa é forte, por esconder seus problemas com um sorriso, por mais complicado que seja."
Em suma, não expressar todos os seus sentimentos não significa, necessariamente, não sentir, talvez signifique "bloqueio" de expressá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário